O que é o Blog!

Cada um de nós observa o mundo diante de suas próprias perplexidades. E também de sua sensibilidade. O mundo me fascina e sou observadora cuidadosa e atenta. A poesia e a dor da realidade. A música e o silêncio que tanto servem para meditar como para ensurdecer os sentidos. Um pouco de mim, muito de todos nós, basta querer revelar, com enorme sutileza. Minhas leituras, meus sons, minhas impressões, tudo ofereço a vocês, se assim o quiserem. E tudo diante da soberania e da Graça de Deus!

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Nós somos pessoas normais como vocês

Nós somos pessoas normais como vocês

Eu comecei a construir o meu blog em meados de 2008 num momento de vida difícil para mim, pois a doença de Alzheimer de minha mãe, diagnosticada desde 2006, teve um recrudescimento nesta época. A partir dessa constatação, quase não saio de casa, mesmo contando com ajudante doméstica em parte do dia, pois eu me tornei o único elo dela com o mundo real. E quem é cuidador de Alzheimer sabe que o convívio familiar e o carinho são essenciais para conter o avanço da doença. Com a retenção em casa, as leituras e estudos, especialmente nos momentos de vigília na madrugada, passaram a ser meus grandes companheiros. Mas nesta reflexão o tema não é a doença de Alzheimer, que pretendo abordar em outra ocasião.

Bem, após um início em que postei pouca coisa – a maioria poesias feitas por mim e reproduções de trabalhos de Grandes Poetas -, retomei em 2009 com toda a vontade! Com a intensificação de minhas postagens, reconfigurei o blog, acrescentando widgets, gadjets e revelei o meu perfil pessoal por completo, adicionando a minha foto. E procurei divulgar o endereço do blog, não almejando qualquer tipo de reconhecimento, mas objetivando, principalmente, dividir com quem se interessasse as minhas impressões da realidade que nos cerca, os gostos multifacetados, as minhas perplexidades. O meu blog não é um site puramente autoral. Nele estão inseridos diversos artigos, poesias, músicas, reflexões cristãs, notícias científicas etc., que não foram produzidas por mim, embora eu as endosse ao postá-las. Ou seja, na página estão minhas percepções, gostos, sensações, alegrias, tristezas, aprendizado, momentos de êxtase e de indignação, enfim, a Vida!

O aumento da minha demanda de posts coincidiu com a minha adesão irrestrita ao Twitter, veículo que considero muito mais de informação e expansão de idéias, de trocas intelectuais de excelente qualidade, do que propriamente de contatos de nível social. Essa é uma característica do Twitter. Lá se encontra de tudo, afinal o veículo é acessível aquém quer que queira se inscrever. Vai-se da mais rasa informação inútil, fofocas de celebridades etc. – para quem os segue – até links que nos remetem a informações do cotidiano, análise de fatos, resenhas editoriais, ciência, filosofia, indicações de músicas, livros, boas mesas de discussão sobre os assuntos mais relevantes do país e do mundo.

Através do Twitter, tive o prazer de conhecer muitas pessoas que também publicam blogs das mais variadas tendências. E fiquei impressionada com a quantidade de bons blogs apologéticos, de doutrina e fé e muitos escritores de extrema capacidade que são desconhecidos da mídia e jamais tiveram material publicado. 

Tenho por princípio pessoal ler sobre qualquer tema analisando as opiniões a favor, as contrárias e as duvidosas. Entendo que somente agindo assim eu posso, confrontando com as minhas convicções, elaborar um pensamento crítico não corrompido. Observe-se que as poesias por mim escritas, sob o pseudônimo Diana Esnero, abordam os sentimentos nelas envolvidos, de forma real, franca, em todas as suas nuances. Não limito quaisquer expressões, entendo que o pudor excessivo é entrave mental e provoca a supressão da realidade. Porém advirto que, longe de comparar-me ao grande Fernando Pessoa, vale o que ele escreveu:" O poeta é um fingidor. Finge tão completamente. Que chega a fingir que é dor . A dor que deveras sente." 
E é esse Amor tão grandioso que nos fornece as forças necessárias de buscar a adoração de Deus em espírito e verdade, percebendo os nossos erros, hesitações e modificando o nosso comportamento naquilo que não agrada ao Pai. 
Bem, finalmente, o assunto temático: ao me dar por conhecer por meus textos e minha convicção cristã, houve um estranhamento por parte de algumas pessoas, as quais não entenderam que alguém que se declarasse batista, cristã-pensante, estivesse tão à vontade em seus textos poéticos e análises desassombradas do cotidiano, expondo sensações que estas pessoas consideraram como "proibidas" para quem se assumia assim, postar músicas ditas" do mundo", que horror, dizem alguns!

Nada mais enganoso, somos todos humanos, já postei um texto no Blog em Reflexões Cristãs, no dia 06 de fevereiro de 2010, de título "Cada um é único" onde sucintamente narro a experiência do que considero o Grande Encontro. Mas o que desejo dizer é que não nasci em uma família evangélica, bem longe disso, do lado paterno há heranças ciganas, e minha conversão somente ocorreu aos 33 anos de idade. Ainda vou contar essa história em detalhes.

Enfim, sou humana, já amei, me apaixonei, tive ilusões, fui feliz e infeliz, cometi meus enganos e tenho meus momentos de alegria, mas também de árido deserto, mormente quando leio algumas notícias de jornais ou presencio, como advogada, as brutalidades e injustiças da vida. Fico com raiva sim, sou humana! É complicado sorrir diante da miséria, do abandono, da criança e do velho deixados ao relento, das costas viradas para aqueles que apenas pedem para serem ouvidos!

Penso que as emoções nos mantém vivos, gosto de cinema, teatro, música, estar com amigos de todos os credos e opções de vida, pois o mais importante é entender a mensagem que Cristo nos deixou, entre tantas: AMOR! E nada pode nos separar do Amor de Deus!

Compreender os loucos e os fanáticos, os arrogantes e humildes, os fortes e os fracos, os julgadores e os abençoadores! Jamais julgar! Isso é uma busca e exercício diários, educando o nosso ego.

Conhecer a Verdade e sentir-se libertado por essa Verdade! Sobre esse aspecto sou convicta! Independente de qualquer coisa, o importante é amar ao próximo como a si memo. E isso não é nada fácil em algumas ocasiões! E é essa realidade que me dá forças de levantar, a cada dia, sem revolta, e cuidar de minha mãezinha, tempo integral, em estado avançado da Doença de Alzheimer, não poder sair de casa nas horas em que tenho vontade, ter deixado meu escritório profissional, estar vigilante nas obrigatórias horas sem dormir, em vigília do sono dela.

Mas não houve mágicas. Houve um Encontro Essencial! Todavia eu não deixei de ser humana, busquei outras ênfases, e cito como referência, um excelente artigo que já postei no meu Blog – O Difícil Caminho do Meio -, escrito pelo meu querido amigo José Barbosa Junior, editor do site "Crer é também pensar" – www.crerepensar.com.br, quando ao final, após um parágrafo inspirado ele cita os versos de Guilherme Arantes.
"Quero caminhar no difícil caminho do meio, mesmo sabendo que isso não é o que esperam de um “teólogo”. Quero poder dizer que “não sei”. Quero poder chorar quando não tiver uma resposta. Quero sorrir ao descobrir a resposta vindo de onde menos se espera. Quero aprender com as crianças, com os poetas, com as mães que sofrem injustiças, com a gente simples que Deus, em sua imensa graça, me der o privilégio e a honra de pastorear. Quero a dúvida como companheira por muitas vezes, porque sei que só em meio à dúvida é que brota a fé. Termino com minha profissão de fé, que me permito “copiar” de Guilherme Arantes:
“E eu desejo amar todos que eu cruzar pelo meu caminho;
Como eu sou feliz, eu quero ver feliz;
Quem andar comigo, vem...
Agora é brincar de viver!”

Creio que agora quem mostrou certo estranhamento, perceberá que as trocas são possíveis e que em mim habita um ser pulsante, reflexivo, atento, perplexo, comum, como todos são. O segredo da vida? Não sei de todos eles, são muitos. Mas o caminho me mostrou alguns e certamente um deles é não permitir que os pré-conceitos anulem a nossa capacidade de amar o próximo. E permitam oferecer-lhes, em reforço, um texto brilhante deste Pastor Poeta, Ricardo Gondim, no seu artigo "Viver não é suficiente", www.ricardogondim.com.br:
              "Quem deseja viver de verdade precisa aprender a inspirar os crepúsculos, a enamorar-se das noites, a morgar em feriados chuvosos, a dourar farofa para uma comidinha dominical, a recitar poesia e rumorejar os sentimentos do poeta.
Quem deseja viver de verdade precisa contentar-se em nunca resolver os enigmas do porvir, a rota dos labirintos, o caminho da serpente sobre a pedra, e a rota das andorinhas que anunciam o verão. Viver é dar de ombros para as respostas imprecisas e para as explicações semiplenas. Quem vive navega em rotas inéditas e portos inalcançáveis; sabe que o destino é insólito."
E repito a apresentação do meu Blog:
Cada um de nós observa o mundo diante de suas próprias perplexidades. E também de sua sensibilidade. O mundo me fascina e sou observadora cuidadosa e atenta. A poesia e a dor da realidade. A música e o silêncio que tanto serve para meditar como para ensurdecer os sentidos. Um pouco de mim, muito de todos nós, basta querer revelar, com enorme sutileza. Minhas leituras, meus sons, minhas impressões, tudo ofereço a vocês, se assim o quiserem.

Dody Fernández                

Palavras sem cuidado...provocam enganos.

O conhecimento armazenado pelo ser humano é complexo e multifacetado. Ninguém pode ter a pretensão de querer entender de tudo! Portanto, seria um físico teórico alguém que se pudesse chamar de anêmico de conteúdo, por não entender as nuances da psicologia? Ou um poeta-literato seria anêmico por não vislumbrar os mistérios da biotecnologia? Como já dizia o grande cientista, tudo é relativo no campo do conhecimento. Logo, etiquetar pessoas de anêmicas em qualquer conteúdo é andar de forma descuidada e incauta em areia movediça!
Dody Fernández

Discernimento

Numa época onde é tão difícil encontrar orientação clara, precisa, sem hipocrisia, eu me senti reconfortada em ver que há homens que são PASTORES na real essência da palavra e não se intimidam diante das dúvidas mais delicadas que as pessoas possam ter. Através do Twitter eu me tornei seguidora do @pastormarcio Pastor Márcio de Souza e acompanho os seus posts. Daí, fui direcionada à leitura de seu Blog – www.marciodesouza.com. Lá no seu Blog, além dos artigos, ele responde às mais variadas perguntas. E no dia 01 de março de 2010, para minha admiração, ele respondeu a pergunta de um jovem que vai se casar de forma desabrida, sem preconceitos, com honestidade e discernimento. Um homem consciente! Ele é GENTE, antes de tudo! Abaixo o post completo:
SEGUNDA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2010
Pergunta:
Paz, amado Pastor.
Minha dúvida é o seguinte, eu estou preste a me casar e ainda estou em dúvida sobre a vida sexual do crente sobre aqueles velhos (pode e não pode) na relação intima do casal. Tenho lido sobre o assunto e já vi várias visões diferentes sobre o assunto, gostaria de saber a interpretação do senhor sobre o assunto! Desde já agradeço!!! Paz de Cristo
_________________________________________________________
Resposta:
Querido!

Sua dúvida deve ser a respeito de algumas carícias e sexo oral não é? Bem, se for quero lhe tranquilizar porque não há nada que inviabilize o sexo oral, apenas a vontade do seu cônjuge. Quanto às carícias, são lícitas também debaixo do mesmo requisito. Precisa haver reciprocidade. Com relação ao sexo anal, é no mínimo anti-higiênico. É colocar seu pênis num saco de fezes. Sem contar que o ânus além de ser supersensível (frágil) é um canal de saída e não uma via de entrada. No mais, viva sua vida sexual em plenitude com sua esposa, e como o apóstolo Paulo diz, não se aparte muito tempo dela, para não dar ocasião ao diabo. Seja pleno e constante.


Meu comentário:
A hipocrisia é um dos caminhos dos mal. Numa época onde é tão difícil encontrar orientação clara, precisa, sem hipocrisia, eu me senti reconfortada em ver que há homens que são PASTORES na real essência da palavra e não se intimidam diante das dúvidas mais delicadas que as pessoas possam ter. O Pr. Márcio respondeu a pergunta de um jovem que vai se casar de forma desabrida, sem preconceitos, com honestidade e discernimento. Não sou jovem e já fui casada por muitos anos. Posso afirmar que um dos maiores motivos de fracassos no casamento de crentes é exatamente essa ignorância, essa falta de orientação, essa historinha de que tudo é proibido. Por causa disso, muitos casais já começam o casamento cheios de temores, reprimidos, como se o sexo pudesse ser separado do amor. Quando o é, e quem conhece o mundo sabe bem disso, aí sim estamos errados, são apenas instintos. Mas um homem e uma mulher que se amam e estão unidos pelo casamento não podem viver nesse terror. Na Palavra, como o Pr. Márcio frisou, está mais do que explicado, os corpos de marido e mulher se pertencem.  O que os dois, dentro da orientação dada, decidirem, não cabe a ninguém julgar.  E nem deve sair de dentro dos seus quartos. Cansei de ver homens e mulheres reprimidos por orientações erradas que não resistiram e foram em busca desse "prazer" efêmero, impossível de ser conquistado fora do Amor! E tome decepção, mágoas familiares, afastamento de Igreja etc.. Parabéns, Pr. Márcio. O Sr. é um homem consciente! E GENTE! Para mim, para ser um Pastor antes de qualquer qualificação deve ser GENTE, liberto e consciente!
Dody Fernández
Publicado originalmente em 21 de abril de 2010

Inconsistências ...dos crentes...

Inconsistências ...dos crentes... 

Eu tenho dois Blogs[1]. No Blog Fatos no Espelhowww.fatosnoespelho.blogspot.com – me reporto aos fatos do cotidiano, as notícias, artigos etc. que de alguma forma me pareceram relevantes, com argumentações bem feitas, escritos que desejo dividir com todos aqueles que visitam e leem o Blog. É o meu particular clipping. Por vezes acrescento comentários, sublinho ou destaco trechos. E a recepção tem sido ótima, já conta mais de 23.000 pageviews desde a colocação do relógio de contagem em março de 2010. Neste Blog estou com o meu nome civil, Dolores Fernández e recebo diversos e-mails e há um número razoável de retuítes, de pessoas conhecidas ou não, das mais variadas acepções de vida.
Ocorre que eu possuo um segundo Blog, bem mais antigo, data de 2008, “O Olhar Atento de Diana”www.dianaesnero.blogspot.com - no qual somente posto textos autorais meus, sejam poesias, reflexões, reflexões cristãs, artigos etc. Assino com o pseudônimo de Diana Esnero, nome que escolhi por gosto e homenagem a antepassados meus. No entanto, na apresentação do referido Blog, na lateral, no “Quem sou eu”, há de forma explícita a minha identificação e qualificação completa. Pela leitura todos verificam que Diana Esnero é Dolores Fernández, carioca, advogada e professora universitária, mestre em recursos humanos na área do Direito, matemática, física, mãe, avó, mulher, tricolor, batista, cristã-pensante.
E aí vem o paradoxo ou a inconsistência: eu publico absolutamente tudo o que escrevo e como escrevo, sem qualquer escamoteamento! Ali estão as minhas sensações poéticas! Minhas impressões pessoais. Não vejo qualquer incompatibilidade entre o que escrevo e a minha condição de cristã batista pensante, ao contrário, para mim a convicção veio pela Graça, pela libertação. Mas parece que não é esta a práxis. E vou dizer a razão. Há poemas que falam da conjunção amorosa íntima de dois seres que se amam por inteiro, sem meias palavras ou pudores moralistas e infantis. Não me sinto, de forma alguma, estar incorrendo em desvios de caminho doutrinários ou condenatórios. E a minha liberdade de expressão é uma conquista da serenidade como ser humano, algo só trilhado após a visita inesquecível da Graça, já na fase adulta da vida. E nem vou entrar na questão de análise subjetiva do pensamento autoral, vide Fernando Pessoa.
Todavia, jamais, repito, jamais, recebi um comentário escrito ou retuíte de algum amigo evangélico. E olha que vários leram, gostaram e me falaram em diversas ocasiões. Qual é impasse então? Patrulhamento? Medo de comungar com desejos e vontades que fazem parte da vida, da normalidade? Será que, mesmo com tantos ventos de renovação e mudança, em que as visões estão se alargando, as máscaras caindo e uma nova compreensão do que o Amor significa na realidade não bastam? Só valem as lutas por concepções doutrinárias e teológicas?
Tenho certa relutância em aceitar essas algemas que mascaram a vida e nos fazem cegos diante da realidade, alimentando preconceitos, exclusões, a incapacidade de compreender a diversidade do mundo que Deus criou. Será que há uma receita certa de ser crente e se expressar como tal? Ou as atitudes exteriores são mais importantes do que aquilo que habita no coração-mente? Para onde estamos caminhando? Queremos um mundo de muros altos e fachadas escondidas, endurecidas com os sentimentos trancafiados a lutar infinitamente contra a sensatez e a razão, pois estas libertam? Somos ou não seres humanos em carne e osso?
São muitos os questionamentos e várias as situações. Não quero e não devo acreditar que haja ignorância espiritual a ponto de achar que há exclusões impostas de forma artificial, a fim de “proteger reputações”, como se isso de fato necessitasse ocorrer ou fosse medido por tal insensatez!
De qualquer forma, fica aqui a minha irresignação contra todo e qualquer tipo de patrulha que impeça as pessoas de serem autênticas, felizes, com liberdade de expressão e respeitando o seu próximo, com toda a integridade e dignidade.
Diana Esnero – Dody - Dolores Fernández


[1] Agora tenho um novo Blog: Graça, Fé e Reflexão: www.gracafereflexao.com.br

Publicado originalmente em 10 de setembro de 2010