O que é o Blog!

Cada um de nós observa o mundo diante de suas próprias perplexidades. E também de sua sensibilidade. O mundo me fascina e sou observadora cuidadosa e atenta. A poesia e a dor da realidade. A música e o silêncio que tanto servem para meditar como para ensurdecer os sentidos. Um pouco de mim, muito de todos nós, basta querer revelar, com enorme sutileza. Minhas leituras, meus sons, minhas impressões, tudo ofereço a vocês, se assim o quiserem. E tudo diante da soberania e da Graça de Deus!

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Inconsistências ...dos crentes...

Inconsistências ...dos crentes... 

Eu tenho dois Blogs[1]. No Blog Fatos no Espelhowww.fatosnoespelho.blogspot.com – me reporto aos fatos do cotidiano, as notícias, artigos etc. que de alguma forma me pareceram relevantes, com argumentações bem feitas, escritos que desejo dividir com todos aqueles que visitam e leem o Blog. É o meu particular clipping. Por vezes acrescento comentários, sublinho ou destaco trechos. E a recepção tem sido ótima, já conta mais de 23.000 pageviews desde a colocação do relógio de contagem em março de 2010. Neste Blog estou com o meu nome civil, Dolores Fernández e recebo diversos e-mails e há um número razoável de retuítes, de pessoas conhecidas ou não, das mais variadas acepções de vida.
Ocorre que eu possuo um segundo Blog, bem mais antigo, data de 2008, “O Olhar Atento de Diana”www.dianaesnero.blogspot.com - no qual somente posto textos autorais meus, sejam poesias, reflexões, reflexões cristãs, artigos etc. Assino com o pseudônimo de Diana Esnero, nome que escolhi por gosto e homenagem a antepassados meus. No entanto, na apresentação do referido Blog, na lateral, no “Quem sou eu”, há de forma explícita a minha identificação e qualificação completa. Pela leitura todos verificam que Diana Esnero é Dolores Fernández, carioca, advogada e professora universitária, mestre em recursos humanos na área do Direito, matemática, física, mãe, avó, mulher, tricolor, batista, cristã-pensante.
E aí vem o paradoxo ou a inconsistência: eu publico absolutamente tudo o que escrevo e como escrevo, sem qualquer escamoteamento! Ali estão as minhas sensações poéticas! Minhas impressões pessoais. Não vejo qualquer incompatibilidade entre o que escrevo e a minha condição de cristã batista pensante, ao contrário, para mim a convicção veio pela Graça, pela libertação. Mas parece que não é esta a práxis. E vou dizer a razão. Há poemas que falam da conjunção amorosa íntima de dois seres que se amam por inteiro, sem meias palavras ou pudores moralistas e infantis. Não me sinto, de forma alguma, estar incorrendo em desvios de caminho doutrinários ou condenatórios. E a minha liberdade de expressão é uma conquista da serenidade como ser humano, algo só trilhado após a visita inesquecível da Graça, já na fase adulta da vida. E nem vou entrar na questão de análise subjetiva do pensamento autoral, vide Fernando Pessoa.
Todavia, jamais, repito, jamais, recebi um comentário escrito ou retuíte de algum amigo evangélico. E olha que vários leram, gostaram e me falaram em diversas ocasiões. Qual é impasse então? Patrulhamento? Medo de comungar com desejos e vontades que fazem parte da vida, da normalidade? Será que, mesmo com tantos ventos de renovação e mudança, em que as visões estão se alargando, as máscaras caindo e uma nova compreensão do que o Amor significa na realidade não bastam? Só valem as lutas por concepções doutrinárias e teológicas?
Tenho certa relutância em aceitar essas algemas que mascaram a vida e nos fazem cegos diante da realidade, alimentando preconceitos, exclusões, a incapacidade de compreender a diversidade do mundo que Deus criou. Será que há uma receita certa de ser crente e se expressar como tal? Ou as atitudes exteriores são mais importantes do que aquilo que habita no coração-mente? Para onde estamos caminhando? Queremos um mundo de muros altos e fachadas escondidas, endurecidas com os sentimentos trancafiados a lutar infinitamente contra a sensatez e a razão, pois estas libertam? Somos ou não seres humanos em carne e osso?
São muitos os questionamentos e várias as situações. Não quero e não devo acreditar que haja ignorância espiritual a ponto de achar que há exclusões impostas de forma artificial, a fim de “proteger reputações”, como se isso de fato necessitasse ocorrer ou fosse medido por tal insensatez!
De qualquer forma, fica aqui a minha irresignação contra todo e qualquer tipo de patrulha que impeça as pessoas de serem autênticas, felizes, com liberdade de expressão e respeitando o seu próximo, com toda a integridade e dignidade.
Diana Esnero – Dody - Dolores Fernández


[1] Agora tenho um novo Blog: Graça, Fé e Reflexão: www.gracafereflexao.com.br

Publicado originalmente em 10 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário