O que é o Blog!

Cada um de nós observa o mundo diante de suas próprias perplexidades. E também de sua sensibilidade. O mundo me fascina e sou observadora cuidadosa e atenta. A poesia e a dor da realidade. A música e o silêncio que tanto servem para meditar como para ensurdecer os sentidos. Um pouco de mim, muito de todos nós, basta querer revelar, com enorme sutileza. Minhas leituras, meus sons, minhas impressões, tudo ofereço a vocês, se assim o quiserem. E tudo diante da soberania e da Graça de Deus!

terça-feira, dezembro 15, 2015

BOM DIA: Registre sua história

Celebramos o dia em que nascemos. Fazemos festa e recebemos "parabéns". Fazemos bem.

Há outras datas que aparecem no topo das celebrações, como o dia do nosso casamento (se foi o nosso caso), a noite da nossa formatura (num curso, por exemplo), a festa do nosso batismo (especialmente se foi em idade adulta), entre outras marcas guardadas na memória.

Devemos ir além. 

Nossa vida pode ser contada por datas importantes. Essas efemérides, coisas efêmeras que se passaram um dia conosco, ajudam-nos a contar as nossas vidas e a aprender a difícil arte da gratidão. A gratidão é um tônico que, tomado, nos catapulta para o futuro. Não deixe de agradecer as pessoas que tornaram possíveis aqueles eventos marcantes de sua vida. Se puder, nesse dia, fale bem deles para eles mesmos (se possível) ou para os outros. Eles trabalharam um dia por você. Faça algo por eles hoje, nem que seja dizendo apenas um "obrigado".

Quando agimos assim, vemos, como um poeta do século 6 antes de Cristo, que "desde os tempos antigos" Deus "trabalha para aqueles que nele esperam" (Isaías 64.4).

Além das datas normalmente candidatas, faça um calendário pessoal para sublinhar as que marcaram a sua trajetória.

Talvez esteja na lista a data de uma cirurgia, que lhe permitiu continuar vivo.

Quem sabe você precise registrar o dia em que mudou (de cidade ou de emprego).

Emoldure (se for o caso) a notícia da gravidez ou o primeiro ultrassom do seu filho, particularmente se foi longamente esperado.

Não seja amargo, colocando como ímã na geladeira os momentos trágicos. Deixe que eles se lembrem a si mesmos. Recorde e vibre com aqueles eventos que um dia envolverem desejos profundos, vitórias difíceis, sensações agradáveis.

Não deixe passar em silêncio a sua própria história, como se ela não existisse.

Bom dia!
Israel Belo de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário